quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Valadares e a Educação Especial - A partir de 1995

Na vida das pessoas acontecem momentos em que a ânsia de realização as move a fazer coisas diferentes e em que a vontade de fazer as imensas coisas do quotidiano se submete à necessidade de fazer coisas novas.

Esta mudança para a escola EB 2/3 de Valadares nasceu desta ânsia e necessidade. Deveu-se também porque sempre me recusei fazer parte daqueles que se mostravam críticos em relação à integração de alunos portadores de deficiências no sistema regular de ensino e, pelo contrário, acreditei que poderia contribuir, com o meu trabalho, para a sua viabilização.

Ao assumir definitivamente esta mudança para a educação especial impus a mim próprio um compromisso assente em três conceitos-chave:
- a palavra ou linguagem (comunicação) – partindo do princípio de que o diálogo permanente com os meus alunos seria fundamental para que o meu trabalho tivesse o sucesso desejado;
- a aprendizagem – procurando ser criativo no sentido de desenvolver todas as estratégias, seleccionar as melhores actividades/tarefas em cada momento, para cada aluno, e procurar os melhores recursos para lhes possibilitar as oportunidades necessárias para que eles próprios aprendessem a aprender;
- a mudança, porque sempre considerei que imprimir mudanças nos comportamentos, atitudes, destrezas, capacidades e competências seria o melhor caminho para minimizar as suas dificuldades de aprendizagem.

Em traços gerais procuraria sempre o seu desenvolvimento pessoal e social, a sua autonomia e habilidades psicomotoras assente na psicologia positiva, que passaria necessariamente por ensinar, dirigir e treinar os meus alunos para que maximizassem permanentemente o seu potencial.

Sem comentários:

Enviar um comentário