domingo, 20 de março de 2011

A Tese - resumo

Os alunos portadores de deficiências eram, ainda não há muito tempo, excluídos da escola.
Em 1996, a realidade já não era essa pois os responsáveis pelas políticas educativas passaram a aceitar e a implementar a integração de todos os alunos a fim de que a sua educação se processasse em ambiente o menos restritivo possível.
Constatava-se, no entanto, que a essa integração surgiam ainda obstáculos muito difíceis de ultrapassar e que um longo percurso nos esperava até se poder dar cumprimento cabal a toda a legislação.
Os professores, pelo “poder” que detinham, situando-se na mediação entre normativos legais e as práticas escolares, eram actores privilegiados dependendo em grande medida das suas atitudes positivas o sucesso da integração desses alunos.
Foi dentro deste contexto educativo que encontrei o que pretendia para o meu estudo. Pretendi sobretudo contribuir para o esclarecimento da atitude dos professores do 1º, 2º e 3º ciclos, de quatro freguesias, do Concelho de Vila Nova de Gaia, face à integração de alunos portadores de deficiência mental no sistema regular de ensino. Procurei caracterizar a atitude desses professores face à integração de alunos portadores de deficiência mental, bem como perceber as principais razões dessa atitude. Explorei também relações entre as atitudes e aspectos das suas características pessoais e profissionais.
A partir de entrevistas exploratórias e da análise da literatura, construí um questionário especialmente destinado a recolher dados pertinentes para este estudo, o qual incluía ainda uma pergunta de resposta aberta.
De forma geral, este estudo revelou que as atitudes e opiniões dos professores, não sendo globalmente negativas, também não eram especialmente positivas, sugerindo que esta questão suscitava sérias interrogações, incertezas e dúvidas.
As preocupações dos professores centravam-se nos efeitos cognitivos, afectivos e sociais nos diferentes intervenientes, na organização estrutural e dinâmica da escola, na formação dos professores, no grau de deficiência dos alunos e nos direitos dos alunos portadores de deficiência mental.
Estes aspectos sugeriram alvos preferenciais na preparação dos professores para a integração de alunos com deficiência mental.

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