sexta-feira, 22 de abril de 2011

Formação Contínua - 2005

Julgo ser pacífico a necessidade de formação permanente para um conjunto muito vasto de profissões, com especial relevo para aquelas que têm que observar um conjunto de regras e normas passíveis de permanentes alterações. 
 A profissão docente é, sem dúvida, pela sua finalidade formativa - tanto de desenvolvimento profissional como pessoal, individualmente ou em grupo – uma das mais exigentes a esse nível.
Por outro lado, considero que é impossível falar em qualidade de ensino, sem falar da formação do professor, questões que estão intimamente ligadas.
Para me manter auto confiante e seguro no meu trabalho e desempenhar eficazmente as minhas tarefas sempre senti necessidade de me manter actualizado com os novos saberes e com as novas correntes. Esta necessidade de actualização constante – seja por cursos em universidades, instituições ou centros de formação de professores– sempre esteve presente no meu dia-a-dia para não correr o risco de ficar desfasado e para eu próprio não me considerar inadequado para o exercício das minhas funções. 
É dentro destes pressupostos que frequentei inúmeras acções e/ou cursos de formação.
A Abordagem do Xadrez em Ambiente Escolar é apenas mais uma dessas acções mas que quero aqui deixar como testemunho e a título de exemplo. Foi organizado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, decorreu em Outubro de 2005, foi acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico para a Formação Contínua e relevou para efeitos de progressão na carreira de Professores do Ensino Básico e Secundário com um total de 1 crédito. A Federação Portuguesa de Xadrez atribui aos frequentadores deste curso diploma de formação técnica qualificada, independentemente do seu grupo disciplinar, com o qual poderão entrar no Desporto Escolar como Professor Responsável por Grupo/Equipa de Xadrez. 
Como resultado da frequência dessa acção apresentei este projecto que serviu também de avaliação e certificação.

1.Introdução
A frequência desta acção possibilitou-me momentos de reflexão, em grupo e individualmente, sobre a vertente educativa do xadrez e o papel que a sua prática pode ter no desenvolvimento cognitivo, social, desportivo e cultural dos jovens adolescentes que frequentam as nossas escolas.
Permitiu-me também desenvolver competências técnicas no que diz respeito às noções básicas de xadrez (pedagogia e treino), às suas regras, regulamentos e organização de provas.
Proporcionou-me, ainda, um espaço saudável de aprendizagem e convívio onde tive oportunidade de cimentar algumas amizades e conhecer novos colegas.
De salientar o trabalho levado a cabo pelos formadores o qual se reflectiu no desenvolvimento de toda a acção. Foi possível detectar o rigor científico, técnico e pedagógico subjacente à elaboração de todos os materiais didácticos utilizados em todas as sessões.

2.O Contexto
A escola exerce uma grande influência sobre os jovens contribuindo para a sua formação global e representa, por isso, o lugar ideal para o desenvolvimento de um programa que vise a implementação da prática do Xadrez. É, também, um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem, trabalham, e onde os alunos e os professores passam a maior parte do seu tempo.
Por outro lado, está demonstrado que as crianças e os jovens adolescentes que praticam o xadrez melhoram substancialmente a sua capacidade de raciocínio, o que se reflecte num melhor rendimento escolar. Contribui para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para atingir objectivos culturais e ampliar conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
Durante uma partida de xadrez a cada jogada está associado um acto de uma reflexão, que precede a eleição do movimento. Este processo de reflexão requer atenção (aplicação voluntária do pensamento à actividade que se realiza) e concentração (capacidade de isolar-se voluntariamente do mundo exterior e centrar-se exclusivamente na acção que se realiza). A prática do xadrez potencia estas capacidades que favorecem um melhor rendimento escolar.
É dentro destes pressupostos, e porque considero que o Xadrez é, de facto, uma ferramenta educativa, que me proponho apresentar, na escola onde trabalho, um projecto de implementação da prática do xadrez para todos os alunos interessados.
Para que este projecto tenha o sucesso esperado e desejado, aceito sugestões e contribuições de toda a comunidade escolar e, sobretudo, o apoio do órgão de gestão da escola.

3.Objectivos Educativos do Xadrez, de acordo com os diferentes aspectos formativos
A educação formal escolar em certos níveis etários tem evoluído condicionada por uma sociedade que dá mais importância à informação do que à formação. Mas de nada serve ter pessoas perfeitamente formadas tecnologicamente, se estes conhecimentos não são acompanhados de uma sólida formação humana, que permita ao indivíduo desenvolver-se harmoniosamente dentro de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente.
O xadrez é um instrumento formativo de primeira ordem, já que faz desenvolver capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribui para a formação integral da pessoa.
Os objectivos educativos que se podem alcançar com o ensino-aprendizagem do xadrez podem classificar-se em três grandes grupos, atendendo aos diferentes aspectos formativos sobre que incidem:
3.1. Desenvolvimento intelectual e cognitivo;
3.2. Educação social e desportiva;
3.3. Desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

Para concretizar cada um destes objectivos gerais desenvolvem-se os seguintes objectivos comportamentais:
3.1. Desenvolvimento intelectual e cognitivo;
3.1.1.  Desenvolver a atenção e o poder de concentração;
3.1.2.  Aumentar a percepção, discriminação, análise-síntese e orientação espacio-temporal;
3.1.3.  Potenciar a capacidade de raciocínio lógico-matemático;
3.1.4.  Interpretar e utilizar correctamente códigos e nomenclaturas (associados às linguagens do xadrez);
3.1.5.  Desenvolver a criatividade e a imaginação.
3.2. Educação social e desportiva
3.2.1. Respeitar regras, leis das competições e normas de comportamento;
3.2.2. Valorizar e respeitar o silêncio como fonte de concentração;
3.2.3. Fomentar o desenvolvimento de relações interpessoais equilibradas e construtivas;
3.2.4. 
3.3. Desenvolvimento pessoal e formação do carácter
3.3.1. Analisar sistematicamente os problemas, utilizando procedimentos adequados para obter a informação, seleccioná-la, organizá-la e utilizá-la;
3.3.2. Expressar de forma organizada contestações, conclusões e soluções de problemas;
3.3.3.Valorizar com antecipação as vantagens e inconvenientes de uma decisão, e planificar antecipadamente as respostas a possíveis situações;
3.3.4.Responsabilizar-se pelos próprios actos, reconhecendo os acertos e os erros cometidos e assumindo as consequências positivas ou negativas das decisões tomadas (no xadrez não é possível desculpas exteriores às próprias opções que o praticante toma durante o jogo, perante as consequências negativas de uma decisão erradamente tomada);
3.3.5.Desenvolver a auto-estima e a capacidade de superação, valorizando o próprio progresso na aprendizagem e adquirindo um nível adequado de autoconfiança;
3.3.6.Aumentar o controlo emocional e a impulsividade, evitando acções irreflectidas;
3.3.7.Estimular a perseverança na abordagem de tarefas e resolução de problemas;
3.3.8.Analisar as questões e as novas situações de diferentes pontos de vista, incluindo as perspectivas do adversário.

4.Funcionamento
Pretendo dinamizar este projecto segundo duas vertentes:
4.1. Como actividade interna da escola procurando contribuir para a sua dinamização;
4.2. Como grupo/equipa integrado no âmbito do desporto escolar.

5.Publico alvo:
Alunos do 2º e 3º ciclos.

6.Recursos necessários:
Próprios
 A solicitar
Polivalente
Gabinete
Mesas e cadeiras
Aquecedor
Computador (com acesso à Internet)
Impressora
10 tabuleiros de xadrez e peças
2 relógios de xadrez
1 tabuleiro de parede
Livros de xadrez
Brochuras de inscrição no xadrez

7.Avaliação
Será elaborado um relatório anual das actividades desenvolvidas e no mesmo figurará a variação do número de participantes e a opinião dos mesmos auscultados através de questionários.
Todo o trabalho será informatizado ficando à disposição dos interessados na página da Internet da escola.

8.Local e Horário de funcionamento:
Escola EB 2/3 de Valadares, no Polivalente ou num gabinete adequado para o efeito, em horário a combinar com os inscritos nesta actividade e com os membros do clube.

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